10 filmes para quem gosta do mercado financeiro

Falha no carreagmento da imagem :(

Existe uma série de filmes e documentários que abordam situações cotidianas do mercado financeiro. Essa é uma excelente opção para quem deseja aprofundar os conhecimentos em finanças. Afinal, se trata de uma tarefa árdua, que exige muita concentração e a pessoa deve estar sempre por dentro das novidades.

Mas que tal adquirir sabedoria de um modo descontraído? Para isso nada melhor que preparar a pipoca e assistir uma boa produção embaixo das cobertas, não é mesmo? Pensando nisso, separamos 10 filmes que todo amante do mercado financeiro deveria assistir.

Quants: The Alchemists Of Wall Street (Os Alquimistas De Wall Street)

Dirigido por Marije Meerman, o documentário conta a história dos Quants (gênios da matemática e programadores de computador que trabalham em sistemas financeiros, projetando produtos que quase quebraram Wall Street. Neste longa, é possível ter ideia de como funciona o mercado de equações e contas que podem definir a economia.

The Wolf Of Wall Street (O Lobo de Wall Street)

Lançado no Brasil em janeiro de 2014, O Lobo de Wall Street é uma direção de   Martin Scorsese. Tem como protagonista o ator Leonardo DiCaprio, que vive Jordan Belfort, um ambicioso corretor da bolsa de valores. O personagem cria um grande império e enriquece rapidamente de modo ilegal, o que chama a atenção da polícia.

Boiler Room (O Primeiro Milhão)          

Produzido no ano de 2000, O Primeiro Milhão é uma produção de Ben Younger. Estrelado por grandes nomes como Vin Diesel e Bem Affleck. O filme retrata a vida de jovens na faixa dos 20 anos, que se tornam milionários da noite para o dia. Em um cenário extremamente duvidoso, atuam em uma corretora de valores, convencendo investidores inocentes pelo telefone. Como “recompensa”, ganham mansões, Ferraris, entre outros artigos luxuosos.

Wall Street – Poder e Cobiça    

Uma direção de Oliver Stone, onde Charlie Sheen (Twoand a HalfMen) leva o papel principal. Lançado em 1987, o filme mostra Bud Fox, um corretor de ações que é contratado por um investidor bilionário ao qual idolatra. Sua vida profissional alavanca, mas sua vida pessoal passa a ser arruinada.

Inside Job (Trabalho Interno)

Premiado pelo Oscar, em 2011, como o Melhor Documentário de Longa-Metragem. Neste relato, Matt Damon narra uma análise completa sobre os elementos que contribuíram para a crise financeira dos Estados Unidos, em 2008. O diretor Charles Ferguson realiza uma gama de entrevistas e traça a história dos Estados Unidos para a China para a Islândia e para outros mercados financeiros mundiais.

Too Big to Fail (Grande Demais para Quebrar)

Esse é um filme produzido para a televisão e exibido pela HBO em 2011. A produção conta como foi a crise de 2008 do ponto de vista do Secretário do Tesouro americano, Henry Paulson. Na trama há personagens ilustres como Warren Buffet (maior investidor do mundo) e Bem Bernank (presidente do Federal Reserve).

Capitalism: A Love Story (Capitalismo: Uma História de Amor)         

Neste documentário, o diretor Michael Moore faz uma crítica ao capitalismo e de como as coisas funcionam nesse meio. Com muitas polêmicas, ele entrevista não só grandes nomes da economia e da política, como também pessoas comuns. 

Margin Call – O Dia Antes do Fim             

Com artistas consagrados como Kevin Spacey, Jeremy Irons e Demi Moore, a trama gira em torno de uma empresa que demite seus funcionários em massa no início da crise de 2008. Por conta disso, um dos demitidos revela uma falha na companhia, enquanto algumas pessoas tentam esconder o problema a qualquer custo.

Chasing Madoff (À caça de Madoff)                

Documentário lançado em 2010 que acompanha as investigações que levaram Bernard Madoff a ser preso. O filme tem entrevistas com Harry Markopolos (um dos principais nomes a entregar Madoff), Frank Casey, Neil Chelo, entre outros nomes importantes que entregaram o executivo, preso em 2008 por suspeita de fraude que pode ter chegado a US$ 65 bilhões.

Enron: The Smartest Guys In the Room (Os Mais Espertos da Sala)

Esse documentário dirigido por Alex Gibney, é um retrato da trajetória de uma companhia de energia elétrica que chegou a ser a 7ª maior dos EUA, mas que veio a declarar falência em dezembro de 2001. A Eron contava com 21 mil funcionários e se envolveu em um grande escândalo envolvendo fraudes fiscais e uma dívida de US$ 13 bilhões.

E aí, pronto para a sessão? Conhecimento nunca é demais. Aproveite a quarentena e aprenda sobre o mercado financeiro de uma forma divertida.

Leia também: Tempos de crise: saiba como aproveitar as oportunidades para investir