Como preservar dinheiro durante a quarentena do Coronavírus?

Falha no carreagmento da imagem :(

A quarentena do Coronavírus pegou todo mundo de surpresa, deixando as pessoas assustadas em meio ao número de mortes e reflexivos sobre a situação econômica do país.

Embora muitos pensem que esse não é o momento oportuno para falar de dinheiro, é importante saber como preservá-lo durante a crise e se preparar para situações emergenciais que possam se agravar.

Portanto, se você está preocupado com o que será de suas finanças daqui para frente, leia o artigo de hoje e confira dicas de como proteger seu capital.

Como preservar o dinheiro na quarentena do Coronavírus?

Acompanhe seu dinheiro

Se você preza pela organização financeira, esse é o passo fundamental. Tenha controle sobre a entrada e saída do seu dinheiro. Saiba exatamente quais foram seus gastos com contas de casa, transporte, lazer, educação e outros investimentos. Para isso, registre todos os custos, seja em planilhas do Excel ou em uma agenda. 


Pesquise dicas para economizar

Praticar a economia diária nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente quando nos iludimos com promoções e utilizamos o cartão de crédito para comprar coisas “baratas” e sem necessidade. Quando a fatura fecha e a conta chega, os itens comprados na “promoção” podem pesar no bolso. Por isso, avalie muito bem se você realmente precisa daquilo no momento.

Além disso, as dicas para economizar devem ser colocadas em prática em todas as compras, inclusive as do supermercado, afinal, a alimentação é um dos maiores gastos familiares. 


Incentive o orçamento familiar

Uma boa maneira de guardar suas economias com motivação, é incentivar seus familiares a fazerem o mesmo. Por exemplo: vocês podem definir um objetivo a longo prazo e definir uma quantia como “meta” para ser guardada diariamente. Lembrando, guardar dinheiro pode parecer difícil, mas não é impossível!


Invista seu dinheiro

Algumas pessoas que estão lendo esse artigo podem pensar que os investimentos são feitos apenas para quem é bilionário. Essa informação não passa de um mito. O mercado financeiro disponibiliza diversas formas para investir, cabe ao investidor escolher a que melhor se encaixa com sua renda e facha etária.

Contudo, não pense na possibilidade de investir apenas para ter uma reserva de emergência. Claro que ela é indispensável, porém você pode adotar esse hábito para toda sua vida e, aos poucos, ir investindo conforme os seus objetivos a curto, médio e longo prazo.

Qual é o sonho que você ainda não realizou pela falta de dinheiro? Faça essa pergunta a si mesmo e reflita. Uma viagem? A compra de uma casa? Um automóvel? Ou até quem sabe investir em um curso fora do país? Independente de qual for sua meta, quanto mais cedo você começar a investir, mais cedo você a alcançará.

Depois de conferir algumas dicas para preservar seu dinheiro durante a quarentena do Coronavírus, comece a colocar suas finanças em ordem agora mesmo.

Para finalizar, gostaríamos de ressaltar que muitos estão extremamente preocupados, enfrentando problemas de ansiedade e dificuldades para lidar com a situação. Sendo assim, compartilhe esse artigo em suas redes sociais e contribua para que essas dicas cheguem a mais pessoas.

E não se esqueça de deixar seu comentário abaixo contando como está sendo sua quarentena.

Leia também: Cursos gratuitos sobre investimentos para fazer na quarentena