O que é Scalping Trade e como essa estratégia funciona?

Falha no carreagmento da imagem :(

Uma das maneiras de lucrar na bolsa de valores é por meio de táticas mais arrojadas como as operações day trade. Como já falamos em nossos artigos, consiste na compra e venda de um ativo no mesmo pregão, ou seja, em um único dia.

O objetivo do investidor é obter lucro com a oscilação de preço do ativo financeiro entre a abertura e o fechamento do mercado. Essa meta pode ser alcançada através do Scalping Trade.

Ficou curioso para saber mais sobre o assunto? Então aproveite para ler o conteúdo de hoje. Vamos explicar o que é Scalping Trade e como essa estratégia funciona.

O que é Scalping Trade?

Scalper é o nome que se dá a quem utiliza essa técnica com o principal objetivo de sempre ganhar dinheiro no curto prazo. Na tradução livre, scalper quer dizer “cambista”.De modo resumido, o Scalping Trade nada mais é que uma prática que envolve movimentos em períodos muito curtos e pontuação baixa para fazer dinheiro com as tendências do mercado.

A função do scalper é encontrar oportunidades de dinheiro rápido com alto volume de operações diárias, se beneficiando das oscilações que ocorrem em horas ou até mesmo das que duram apenas um minuto.

Como funciona o Scalping Trade?

Por meio de uma ferramenta chamada book de ofertas, ou livro de ofertas como também é chamada, o scalper trade atua observando como estão as intenções de compra e venda de ativos. O sistema conta com informações como o preço dos ativos, a quantidade de ativos à venda e o responsável por estar fazendo a oferta.

A partir desses dados, o investidor analisa qual será as melhores negociações para o dia utilizando duas análises: a análise técnica ou a tape reading (fluxo de ordens).


·         Análise Técnica

Esse tipo de análise é frequentemente usada para avaliar ações, contratos futuros e outros ativos da Bolsa.Também conhecida como análise gráfica, ela estuda o comportamento dos preços e do volume negociado dos ativos ao longo do tempo. 

Os gráficos gerados do movimento dos preços dos ativos de renda variável possibilita identificar padrões que indicam o melhor momento para as negociações.


·         Tape Reading

O tape reading é uma prática que permite a leitura do mercado, verificando o cenário visível em tempo real. Portanto, tudo aquilo que ocorre em um exato momento do pregão e como os grandes investidores estão se comportando diante dos acontecimentos.Isso quer dizer que o investidor pode ver o que os outros investidores estão negociando e seguir a mesma direção.

Lucro em cenários turbulentos

O scalper consegue lucrar mesmo em cenários turbulentos do mercado financeiro, desde que aproveite a oscilação ocorrida em um curtíssimo prazo. Por isso, o resultado do pregão não interfere em seus ganhos no final do dia. Contudo, ele precisa ficar atento com a corretagem e emolumentos, pois quanto mais operações ele fizer, maior será a corretagem.

Sendo assim, é imprescindível fazer os cálculos para descobrir se está em vantagem. O importante é que seu índice de acertos seja superior para arcar com todos os custos e ainda sim lucrar.


Conclusão

A pessoa que realiza Scalping trade é chamada de “scalper trade”. Ele opera na Bolsa fazendo diversas operações em um único dia, mas embora o trader ganhe com a quantidade de negociações, para se beneficiar com essa estratégia ele deve ter um olhar treinado e utilizar tanto a análise técnica, quanto a análise de fluxo de ordens, também chamada de tape reading como auxílio para identificar as melhores oportunidades.

 

Aproveite e leia também: Cursos gratuitos sobre investimentos para fazer na quarentena