Tempos de crise: saiba como aproveitar as oportunidades para investir

Falha no carreagmento da imagem :(

Em tempos de crise como a do Coronavírus, a preocupação toma conta de investidores de todo o mundo. De acordo com informações levantadas pela rede social Leadr em parceria com a agência de inteligência de dados Píon, 68% dos investidores mudaram sua forma de investir.

Enquanto alguns passaram a ser mais cautelosos, outros descobriram um perfil arrojado nunca visto até então. Pensando nisso, elaboramos esse texto para que você saiba como aproveitar as oportunidades e ganhar dinheiro mesmo quando a situação econômica não é das mais favoráveis.

Acompanhe!

Perspectiva sobre o COVID-19

Segundo a pesquisa citada anteriormente, a visão geral dos entrevistados é que pandemia provocará impactos mais fortes no Brasil do que em outros países. Sobre a duração da pandemia e seus efeitos, 35% disseram trabalhar com um a dois anos para a atividade local. Já em termos globais, 42% acreditam que levará cerca de seis meses a um ano para que os países atingidos possam se recuperar.

O estudo mostrou ainda que, na opinião dos participantes, os reflexos econômicos mais intensos em razão do vírus devem se concentrar entre as micro e pequenas empresas. Em relação aos investimentos, 79% responderam estar pessimistas com as finanças do país, 71% com as contas internacionais e 43% com as finanças pessoais.

Como vencer a crise e identificar as melhores oportunidades para investir?

O primeiro passo é ter conhecimento para aproveitar as melhores oportunidades para investir, seja em investimentos de curto, médio ou longo prazo. Portanto, utilize o tempo livre nessa quarentena para se dedicar aos estudos sobre o mercado financeiro. Faça cursos online (há uma série de cursos gratuitos disponíveis), leia livros e acompanhe meios de comunicação com credibilidade.

Fazendo isso, você conseguirá enxergar as oportunidades que mais se adequam aos seus objetivos, identificando queda de preços e pendendo comprar ações ou fundos imobiliários por um preço mais em conta, por exemplo. Ao seguir essas dicas, você consequentemente minimizará os riscos, evitará grandes perdas e aumentará seus rendimentos.

Investimentos e oportunidades em tempos de crise

Há uma variedade de investimentos em que o retorno financeiro depende mais de você e das estratégias que adota, do que da economia do país. A bolsa de valores, por exemplo, pode ser uma boa oportunidade em meio a crise, mas claro, desde que você estude a fundo o mercado com o qual está lidando.

Os investimentos em renda variável apesar de mais arriscados, podem apresentar excelentes rendimentos. Contudo, você precisa saber como agir para gerenciar os riscos envolvidos e não meter os pés pelas mãos. Tenha responsabilidade com suas finanças e caso se sinta inseguro para tomar essas decisões sozinho, converse com um especialista.

É importante mencionar que esse não é um momento para se desesperar e sim para ter sabedoria de enxergar as oportunidades. Faça um planejamento financeiro, busque conhecimento e não deixe de correr atrás dos seus ganhos. Nós vamos superar esse obstáculo!

Gostou do artigo? Espero que você esteja pronto para aproveitar as oportunidades de investimentos que batem à sua porta.

Aproveite e leia também: Como a crise pode afetar os Fundos Imobiliários?