Trade off: o que é e como influencia suas finanças pessoais e profissionais

Falha no carreagmento da imagem :(

O conceito trade off é frequentemente utilizado para descrever situações cotidianas da economia. Você sabia que diariamente as pessoas fazem escolhas trade off? Esse é o nome que se dá a decisões que consistem em escolher uma coisa em detrimento de outra. Daremos mais detalhes nos tópicos a seguir:

  • ·          Saiba mais sobre trade off

·         Exemplo de trade off na vida pessoal

·         Exemplo de trade off na vida profissional

·         Como o trade off funciona no mercado financeiro?

·         Exemplo de tarde off no mercado financeiro

·     Saiba mais sobre trade off

Trade off pode ser interpretado como o ato de “perder e ganhar” e está presente na rotina de todo cidadão, seja na vida pessoal ou profissional. Cada uma das escolhas feitas por ele apresenta vantagens e desvantagens.

Exemplo de trade off na vida pessoal

Para que você entenda melhor, vamos dar um exemplo simples, mas que ilustra bem o conceito aplicado em situações mais complexas como o gerenciamento de um negócio ou uma aplicação de investimentos.

Suponha que você pague a academia mensalmente e que o único horário disponível para praticar exercícios físicos seja à noite. Contudo, você estudou pela manhã, trabalhou a tarde e chegou em casa cansado após 1h de trajeto. Você tem duas opções: permanecer em casa ou se trocar e ir para academia. 


· Ir para academia significa que você realizará atividades físicas, o que é bom para saúde, mas te deixará cansado, já que terá menos tempo de descanso.


· Ao ficar em casa você conseguirá descansar, mas ao mesmo tempo abrirá mão de um dia de treino que já está pago. 


Veja que em ambas as situações você perde e ganha.

Exemplo de trade off nos negócios

Vamos supor que você tem uma empresa e se depara com a seguinte dúvida: investir em uma filial e expandir meu negócio ou manter do jeito que está para não comprometer meu fluxo de caixa?

Se você optar pela primeira, precisará investir boa parte de seu caixa, mas certamente poderá crescer. Se deixar a oportunidade de lado, terá seu fluxo de caixa fortalecido, enquanto renunciará a chance de lucros interessantes no futuro.

Trade off no mercado financeiro

No mercado financeiro o trade off funciona como “risco e retorno”. Nesse caso, ele está associado ao desejo de menor risco, mas que também ofereça a possibilidade de maiores lucros.

Exemplo de trade off no mercado financeiro

Pense que você tem dois ativos e precisa escolher um para investir. Partindo dessa escolha, você:

·  Perderá a oportunidade de gastar aquele dinheiro com outras coisas pessoais, como fazer um passeio;

·  Deixará de ter aquele capital disponível para investir em oportunidades futuras;

·  Deixará de ganhar rentabilidade no ativo que foi deixado de lado (a qual pode ou não ser superior a rentabilidade do ativo escolhido).


Perceba que nessa situação, para alcançar seu objetivo de rendimentos, você precisa escolher onde investirá seu dinheiro, colocando algumas possibilidades de escanteio. 


Conclusão

Exercitar o trade off é algo indispensável para suas finanças. Podemos dizer que essa prática é uma forma de utilizar seu dinheiro com consciência, ao invés de sair gastando como se não houvesse o amanhã. Nos investimentos, por exemplo, economizar pode ajudá-lo a ter mais capital para investir em ativos geradores de renda, utilizando os juros compostos a seu favor, além de uma reserva de emergência em casos de necessidade.

E você, já parou para pensar em quantas vezes já fez trade offs? Deixe um comentário abaixo e conta sua experiência para nós.

Leia também: Mercado primário e secundário: entenda as diferenças